A Organização do 37°ENEEn informa que estão abertas as inscrições para o envio de trabalhos científicos. As inscrições serão feitas através do link da plataforma de submissão dos trabalhos no período de 24 de Abril a 10 De Junho. Segue abaixo as normas para maiores esclarecimentos.
37º
ENCONTRO NACIONAL DOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM.
EDITAL 001∕2014
INSCRIÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS
DISPOSIÇÕES GERAIS
A Organização do 37º Encontro Nacional
dos Estudantes de Enfermagem - ENEEn, faz saber que estarão abertas as
submissões, a partir do dia 24 de abril de 2014, as inscrições para envio
de trabalhos científicos no 37º ENEEn
1 – INFORMAÇÕES GERAIS
1.1 – Os resumos serão analisados
quanto à adequação à proposta do evento e ao cumprimento das normas de
apresentação definidas por este edital;
1.2 – A não-observância dos critérios
estabelecidos impedirá a aceitação do trabalho;
1.3 – Cada participante poderá enviar
no máximo 02 (dois) trabalhos como autor principal, seja pesquisa, extensão ou
mostra cultural, podendo também ser 01 (um) em cada categoria. No entanto, pode
ser co-autor de outros 2 (dois) trabalhos;
1.4 – Será emitido apenas 01 (um)
certificado por trabalho aprovado, no nome do autor principal, constando também
os nomes dos demais co-autores, o título do trabalho e a forma de apresentação;
1.5 – Serão aceitas revisões
bibliográficas;
1.6 – Não serão aceitos trabalhos de
autores diferentes que sejam versões modificadas do mesmo trabalho;
1.7 – Todos os trabalhos inscritos,
aceitos e devidamente apresentados serão publicados nos anais do evento,
disponibilizados na forma de mídia digital;
1.8 – A data limite para o envio dos
resumos será o dia 10 de Junho de 2014;
1.9 – No mínimo, um dos autores deverá
estar inscrito no evento, sendo esse o apresentador do trabalho; NÃO
sendo necessário ter realizado o pagamento da inscrição, através de depósito ou
transferência, para submeter os resumos para avaliação;
1.10 – Trabalhos relacionados à
pesquisa envolvendo seres humanos deverão seguir as determinações da Resolução
196/96 do Conselho Nacional de Saúde;
1.11 – O conteúdo científico e ético
dos trabalhos é de inteira responsabilidade dos autores;
1.12 – Orientações e dúvidas sobre
este edital podem ser dirigidas através do email para a trabalhos.eneen2014@gmail.com
1.15 – Os casos omissos serão decididos
pela Comissão Organizadora do evento.
2 – CATEGORIAS TEMÁTICAS
Os resumos deverão se enquadrar nos
seguintes eixos temáticos:
I.
“O
meio ambiente e seus impactos nas práticas de enfermagem”
II.
“Os impactos
dos movimentos sociais na reformulação do perfil de enfermagem”.
III.
“A
universidade como formadora crítico – reflexiva do profissional de enfermagem.”.
3 – TIPOS DE RESUMOS
3.1 – Poderão ser enviados resumos no
formato de Pesquisa Científica e Relatos de Experiência.
3.2 – Os resumos também devem ser
classificados quanto à forma de apresentação em:
3.2.1 – Pôster
3.2.2 – Apresentação oral
4- CADASTRO DO RESUMO
4.1 - Preencher todo o formulário de
cadastro de resumos (presente na plataforma de inscrição do evento):
I. Identificar o responsável pelo
cadastro e seus dados;
II. Autores: Serão aceitos no máximo 5(cinco)
autores por trabalho submetido, sendo 01 (um) autor principal e 04 (quatro)
co-autores.
III. No ato do preenchimento do
formulário o autor principal deverá indicar quem será o apresentador do
trabalho, devendo necessariamente ser ele próprio ou um dos co-autores do
trabalho submetido.
a. Os dados fornecidos para todos os
autores são os mesmos e devem ser preenchidos corretamente, uma vez que serão
utilizados para impressão do certificado.
b. Todos os campos devem ser
preenchidos.
c. É de responsabilidade do
responsável pela inscrição qualquer erro em relação a esse item.
III. Os dados do orientador\coordenador
do projeto\pesquisa e do trabalho deverão ser preenchidos de acordo com o
formulário de cadastro.
IV. Ao submeter o resumo o autor
autoriza a publicação do mesmo nos Anais do 37° Encontro Nacional dos
Estudantes de Enfermagem.
4.2 - Os trabalhos serão analisados
por uma Comissão Avaliadora designada pela Comissão Organizadora e será
composta por professores do Curso de Graduação e Pós Graduação da Escola de
Enfermagem Magalhães Barata do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da
Universidade do Estado do Pará – UEPA,professores do curso de enfermagem da
Universidade Federal do Pará- UFPA e convidados enfermeiros com domínio nos
temas.
5- DA NORMATIZAÇÃO DO
RESUMO
5.1 – NORMAS PARA FORMATAÇÃO DO RESUMO
I. Os trabalhos a serem submetidos
deverão estar obedecendo às regras do edital para envio de resumo, sendo DESCLASSIFICADOS
aqueles que assim não o fizerem.
II. Os trabalhos selecionados serão
distribuídos de acordo com a modalidade de apresentação (apresentação oral ou
pôster) e categoria temática (citadas em item específico acima) escolhidas
pelos autores.
III. O corpo do resumo deverá ser
estruturado e conter os seguintes itens, de acordo com as categorias abaixo:
a. Se resumo de pesquisa científica:
Introdução, Objetivos, Métodos, Resultados, Conclusão.
OBS: em Métodos, descrever modelo,
procedimentos, participantes, instrumentos, análise estatística, entre outros
aspectos que os autores considerarem necessários.
b. Se relato de experiência:
Introdução, Justificativa, Desenvolvimento e Conclusão.
IV. NÃO é permitida a colocação de
tabelas, gráficos ou outro tipo de ilustração no resumo.
V. A inscrição, independentemente da
modalidade (oral ou pôster) exige a inscrição prévia do apresentador no site
sendo desconsiderados os resumos enviados por autores que não estiverem
inscritos corretamente no evento.
VI. A quantidade de
apresentações orais será LIMITADA a no máximo 20 APRESENTAÇÕES, tendo em vista
não prejudicar o apresentador por não dispor de estrutura necessária.
6- REGRAS GERAIS PARA ELABORAÇÃO DO
RESUMO
6.1- Solicitamos que escreva seu
resumo em Word, devendo o corpo do resumo conter o máximo de 2500 caracteres
(com espaço).
6.2- O Resumo deve conter no cabeçalho
da primeira página o Título do trabalho, em Negrito, LETRAS MAIÚSCULAS, tamanho
11, centralizado.
6.3-Formatação: Margens: Superior
(2,5cm), inferior (2,5cm), esquerda (3cm) e direita (3cm). Papel: A4
6.4- Cor automática.
6.5- Autores: Nomes dos autores
completos, itálico, tamanho 11, abaixo do título.
6.6- O orientador que deve ser
incluído como um dos autores, se houver.
6.7- Alinhamento justificado.
6.8- Colocar referências
bibliográficas no resumo, seguindo o modelo de vancouver.
6.9- O resumo deverá, se possível, ser
salvo em PDF.
7- ENVIO DOS RESUMOS
7.1 – Para enviar o resumo dos
trabalhos de pesquisa é necessário ter realizado previamente o preenchimento do
formulário de Inscrição Individual.
7.2- Após preencher o formulário de
cadastro do trabalho, a submissão será feita pelo site, segundo as regras deste
edital.
7.3- O resumo deve ser enviado como
anexo, para o email trabalhos.eneen2014@gmail.com
devendo informar como
assunto Submissão de Trabalho.
7.4- Em caso de duplicidade será
considerado o primeiro envio, então o autor que se der conta que se esqueceu de
algo não poderá enviar novamente, após já ter enviado uma vez.
7.5- O prazo final de envio de resumos
de trabalhos será às 23:59h do dia 10
de Junho de 2014.
7.6- Após o envio do resumo do
trabalho, em até 7 dias úteis, a organização enviará um email de
confirmação de recebimento.
*Caso o autor não receba o email de
confirmação da Organização, em até 7 dias úteis, este deverá entrar em contato
pelo e-mail trabalhos.eneen2014@gmail.com o mais rápido possível para solucionar o problema.
7.7- Só serão aceitos trabalhos cujos
formulários de cadastro estejam corretamente preenchidos e cujo formato do
resumo do trabalho enviado pelo autor esteja de acordo com as especificações.
7.8- A lista dos trabalhos
selecionados será divulgada até o dia 20 de Junho de 2014 através do
site do ENEEn.
8- DA ACEITAÇÃO DOS TRABALHOS
8.1- A Comissão Avaliadora será
composta por professores e convidados a serem escolhidos pela organização e
esta será responsável por avaliar os resumos e as apresentações dos trabalhos
tanto orais como na forma de pôster apenas.
8.2- A divulgação dos trabalhos
aprovados será feita pelo site para domínio público e em ordem aleatória,
determinada pela Comissão Avaliadora, não sendo os trabalhos classificados por
nota.
8.3- Os trabalhos que tiverem
enquadrados nas normas deste edital serão aceitos, havendo limite apenas
relacionados com a infraestrutura do local a ser realizado o encontro.
8.4- A Comissão avaliadora é soberana,
não havendo possibilidade de mudanças nos resultados.
9- DA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS
9.1- Os autores dos trabalhos serão
comunicados quanto à data e local da apresentação, bem como de exposição, a
partir do dia 20 de Junho de 2014. Porém os espaços para as apresentações já
estão datadas em nossa programação, estando sujeitas a alterações.
9.2- As apresentações deverão ser
realizadas nas datas e horários estabelecidos, não sendo permitidas mudanças
sem o consentimento prévio da Comissão Organizadora.
9.3- Modalidade de Apresentação:
Apresentações em Pôster
I. A Secretaria Executiva do evento
irá orientar a fixação dos pôsteres; O autor deve procurar a Comissão
Organizadora no local do evento para as devidas orientações.
II. O autor responsável pela apresentação
deve estar no local 60 (sessenta) minutos antes da hora agendada.
III. Os apresentadores da forma de
pôster deverão permanecer ao lado dos painéis no horário determinado para
apresentações, para que possam ser avaliados pela Comissão, dispondo de 05
(cinco) minutos para sua apresentação.
IV.
A responsabilidade pela retirada dos painéis após a apresentação é
delegada aos seus respectivos apresentadores, de acordo com a instrução da
organização.
VI. Os painéis serão de livre
formatação com as seguintes sugestões da Comissão Organizadora:
-Dimensão: 1,20m de altura por 90 cm
de largura;
- Título: deverá ser o mesmo utilizado
no resumo, escrito em letras maiúsculas que permita a leitura a 03 (três)
metros de distância (sugere-se fonte Times New Roman ou Arial, tamanho 22).
Embaixo do título e com letras menores devem aparecer o nome dos autores,
laboratório (caso envolva), instituição, cidade, estado;
-Corpo do painel: Fonte Times New
Roman ou Arial de tamanho mínimo 14; recomenda-se usar o mínimo possível de
texto e o máximo possível de ilustrações (figuras, esquemas, tabelas e fotos)
para facilitar a comunicação visual;
Apresentações Orais
I. A Secretaria Executiva do evento
irá orientar o local das apresentações orais, devendo ser confirmada pelo (a)
autor (a) 1(um) dia antes da apresentação. O autor deve procurar a Comissão
Organizadora no local do evento para as devidas orientações.
II. O autor responsável pela
apresentação deve estar no local 60 (sessenta) minutos antes.
III. O apresentador\autor deverá
assistir um mínimo de 5(cinco) apresentações da sua mesma qualificação e\ou
categoria.
IV. A apresentação oral de cada
trabalho será limitada em 10 (dez) minutos, seguida de um período de 05 (cinco) minutos para discussão.
V. Um dia antes da apresentação oral, o
autor/apresentador deverá comparecer à secretaria do evento para confirmar sua
apresentação com a organização do ENEEn;
VI. Quando solicitado por e-mail, o
autor deverá encaminhar a apresentação do trabalho no formato Power Point®
versão 2003 ou 2007 no prazo especificado. Porém esta deverá estar pronta em no
mínimo 1 (uma) semana antes do evento.
VII. Necessitando de algum outro
equipamento, o apresentador deverá entrar em contato com a Comissão
Organizadora no ato do Credenciamento para que possa ser providenciado, se
possível.
Att,
Belém, 24 de Junho de 2014.
Comissão
Organizadora do 37º ENEEn
Centro
Acadêmico de Enfermagem UEPA
Centro
Acadêmico de Enfermagem UFPA
Executiva
Nacional dos Estudantes de Enfermagem - ENEEnf
Link para a submissão dos trabalhos: http://form.jotformz.com/form/41104976320650