terça-feira, 4 de novembro de 2014

I Seminário de não-violência contra a mulher: enfrentamento da violência sexual e reprodutiva



O Centro Acadêmico de Enfermagem - Uepa, por meio da gestão "DesConstrói e Luta", anuncia seu I Seminário de não-violência contra a mulher, que tem como tema central o "Enfrentamento da violência sexual e reprodutiva". Este evento tem como importância primordial manter o espaço de discussão sobre a temática no sentido de contribuir para o fortalecimento da luta das mulheres para a redução de violência contra a mulher.


O Evento ocorrerá nos dia 19  Novembro de 2014, na Escola de Enfermagem Magalhães Barata - Uepa - Campus IV, e abordará a violência obstétrica e outras formas de violência.
As inscrições serão feitas pela internet, através do email uepacaenf@gmail.com, onde deverão conter nome completo, instituição, curso e telefone para contato. 
Estarão abertas as inscrições de trabalho científicos no período de 03 à 11 de novembro, de acordo com descrição do edital abaixo:
I Seminário da não-violência contra a mulher
Inscrição de trabalhos científicos
A Organização do I Seminário da não-violência contra a mulher, faz saber que estarão abertas as submissões, a partir do dia 03 de novembro de 2014, as inscrições para envio de trabalhos científicos.



1 – INFORMAÇÕES GERAIS

1.1 – Os resumos serão analisados quanto à adequação à proposta do evento e ao cumprimento das normas de apresentação definidas por este edital;
1.2 – A não-observância dos critérios estabelecidos impedirá a aceitação do trabalho;
1.3 – Cada participante poderá enviar 01(um) trabalho como autor principal, podendo também ser co-autor de outros 2 (dois) trabalhos;
1.4 – Será emitido apenas 01 (um) certificado por trabalho aprovado, no nome do autor principal, constando também os nomes dos demais co-autores, o título do trabalho e a forma de apresentação;
1.5 – Serão aceitas revisões bibliográficas;
1.6 – Não serão aceitos trabalhos de autores diferentes que sejam versões modificadas do mesmo trabalho;
1.7 – A data limite para o envio dos resumos será o dia 11 de novembro de 2014;
1.8 – No mínimo, um dos autores deverá estar inscrito no evento, sendo esse o apresentador do trabalho;
1.9 – Trabalhos relacionados à pesquisa envolvendo seres humanos deverão seguir as determinações da Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde;
1.10 – O conteúdo científico e ético dos trabalhos é de inteira responsabilidade dos autores;
1.11 – Orientações e dúvidas sobre este edital podem ser dirigidas através do email para a uepacaenf@gmail.com.
1.12 – Os casos omissos serão decididos pela Comissão Organizadora do evento.
2 – CATEGORIAS TEMÁTICAS
Os resumos deverão se enquadrar nos seguintes eixos temáticos:
I. “Saúde e direitos sexuais e reprodutivos da mulher”
II. “Violência e gênero na perspectiva do profissional de saúde”
III. “Papel dos movimentos sociais no enfrentamento da violência”.
3 – TIPOS DE RESUMOS
3.1 – Poderão ser enviados resumos no formato de Pesquisa Científica e Relatos de Experiência.
3.2 – Os resumos também devem ser classificados quanto à forma de apresentação em:
3.2.1 – Pôster
3.2.2 – Apresentação oral
4- CADASTRO E ENVIO DO RESUMO
4.1 - Serão aceitos no máximo 5 autores por trabalho submetido, sendo 01 (um) autor principal e 04 (quatro) co-autores.
a. Os dados fornecidos para todos os autores são os mesmos e devem ser preenchidos corretamente, uma vez que serão utilizados para impressão do certificado.
4.2 - Os trabalhos serão analisados por uma Comissão Avaliadora designada pela Comissão Organizadora e será composta por professores do Curso de Graduação e Pós Graduação da Escola de Enfermagem Magalhães Barata do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade do Estado do Pará – UEPA e convidados enfermeiros com espertize nos temas.
4.3- O resumo deve ser enviado como anexo, para o email uepacaenf@gmail.com devendo informar como assunto Submissão de Trabalho.
4.4- Em caso de duplicidade será considerado o primeiro envio, então o autor que se der conta que se esqueceu de algo não poderá enviar novamente, após já ter enviado uma vez.
4.5- O prazo final de envio de resumos de trabalhos será às 23:59h do dia 11 de novembro de 2013.
4.6- A lista dos trabalhos selecionados será divulgada até o dia 17 de novembro de 2014 através do facebook do Caenf Uepa.
5- DA NORMATIZAÇÃO DO RESUMO
5.1 – NORMAS PARA FORMATAÇÃO DO RESUMO
I. Os trabalhos a serem submetidos deverão estar obedecendo às regras do edital para envio de resumo, sendo DESCLASSIFICADOS aqueles que assim não o fizerem.
II. Os trabalhos selecionados serão distribuídos de acordo com a modalidade de apresentação (apresentação oral ou pôster) e categoria temática (citadas em item específico acima) escolhidas pelos autores.
III. O corpo do resumo deverá ser estruturado e conter os seguintes itens, de acordo com as categorias abaixo:
a. Se resumo de pesquisa científica: Introdução, Objetivos, Métodos, Resultados, Conclusão.
OBS: em Métodos, descrever modelo, procedimentos, participantes, instrumentos, análise estatística, entre outros aspectos que os autores considerarem necessários.
b. Se relato de experiência: Introdução, Justificativa, Desenvolvimento e Conclusão.
IV. NÃO é permitida a colocação de tabelas, gráficos ou outro tipo de ilustração no resumo.
VI. A quantidade de apresentações orais será LIMITADA a no máximo 10 APRESENTAÇÕES.
6- REGRAS GERAIS PARA ELABORAÇÃO DO RESUMO
6.1- Solicitamos que escreva seu resumo em Word, devendo o corpo do resumo conter o máximo de 2500 caracteres (com espaço).
6.2- O Resumo deve conter no cabeçalho da primeira página o Título do trabalho, em Negrito, LETRAS MAIÚSCULAS, tamanho 11, centralizado.
6.3-Formatação: Margens: Superior (2,5cm), inferior (2,5cm), esquerda (3cm) e direita (3cm). Papel: A4
6.4- Cor automática.
6.5- Autores: Nomes dos autores completos, itálico, tamanho 11, abaixo do título.
6.6- O orientador que deve ser incluído como um dos autores, se houver.
6.7- Alinhamento justificado.
6.8- Colocar referências bibliográficas no resumo, seguindo o modelo de vancouver.
6.9- O resumo deverá, se possível, ser salvo em PDF.
7- DA ACEITAÇÃO DOS TRABALHOS
7.1- A Comissão Avaliadora será composta por professores e convidados a serem escolhidos pela organização e esta será responsável por avaliar os resumos e as apresentações dos trabalhos tanto orais como na forma de pôster apenas.
7.2- A divulgação dos trabalhos aprovados será feita pelo site para domínio público e em ordem aleatória, determinada pela Comissão Avaliadora, não sendo os trabalhos classificados por nota.
7.3- Os trabalhos que tiverem enquadrados nas normas deste edital serão aceitos, havendo limite apenas relacionados com a infraestrutura do local a ser realizado o encontro.
7.4- A Comissão avaliadora é soberana, não havendo possibilidade de mudanças nos resultados.
8- DA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS
8.1- Os autores dos trabalhos serão comunicados quanto à data e local da apresentação, bem como de exposição, a partir do dia 17 de novembro de 2014. Porém os espaços para as apresentações já estão datadas em nossa programação, estando sujeitas a alterações.
8.2- As apresentações deverão ser realizadas nas datas e horários estabelecidos, não sendo permitidas mudanças sem o consentimento prévio da Comissão Organizadora.
8.3- Modalidade de Apresentação:
Apresentações em Pôster
i. A Secretaria Executiva do evento irá orientar a fixação dos pôsteres; O autor deve procurar a Comissão Organizadora no local do evento para as devidas orientações.
ii. O autor responsável pela apresentação deve estar no local 60 (sessenta) minutos antes da hora agendada.
iii. Os apresentadores da forma de pôster deverão permanecer ao lado dos painéis no horário determinado para apresentações, para que possam ser avaliados pela Comissão, dispondo de 05 (cinco) minutos para sua apresentação.
iv. A responsabilidade pela retirada dos painéis após a apresentação é delegada aos seus respectivos apresentadores, de acordo com a instrução da organização.
vi. Os painéis serão de livre formatação com as seguintes sugestões da Comissão Organizadora:
-Dimensão: 1,20m de altura por 90 cm de largura;
- Título: deverá ser o mesmo utilizado no resumo, escrito em letras maiúsculas que permita a leitura a 03 (três) metros de distância (sugere-se fonte Times New Roman ou Arial, tamanho 22). Embaixo do título e com letras menores devem aparecer o nome dos autores, laboratório (caso envolva), instituição, cidade, estado;
-Corpo do painel: Fonte Times New Roman ou Arial de tamanho mínimo 14; recomenda-se usar o mínimo possível de texto e o máximo possível de ilustrações (figuras, esquemas, tabelas e fotos) para facilitar a comunicação visual;
Apresentações Orais
i. A Secretaria Executiva do evento irá orientar o local das apresentações orais, devendo ser confirmada pelo (a) autor (a) 1 dia antes da apresentação. O autor deve procurar a Comissão Organizadora no local do evento para as devidas orientações.
ii. O autor responsável pela apresentação deve estar no local 60 (sessenta) minutos antes.
iii. O apresentador\autor deverá assistir um mínimo de 5 apresentações da sua mesma qualificação e\ou categoria.
iv. A apresentação oral de cada trabalho será limitada em 10 (dez) minutos, seguida de um período de 05 (cinco) minutos para discussão.
v. Após aprovação, o autor deverá encaminhar por email a apresentação do trabalho no formato Power Point® versão 2003 ou 2007 no prazo especificado. Porém esta deverá estar pronta em no mínimo 1 (uma) semana antes do evento.
Vi - Necessitando de algum outro equipamento, o apresentador deverá entrar em contato com a Comissão Organizadora no ato do Credenciamento para que possa ser providenciado, se possível.
Att,
Belém, 03 de novembro de 2014.
Comissão Organizadora do I Seminário da não-violência contra a mulher
Coordenação de gênero e combate às opressões
Centro Acadêmico de Enfermagem UEPA




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.